terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Balanço Periódico Pessoal


Fiquei vários minutos olhando a tela do computador, procurando inspiração sobrenatural para escrever algo sobre que chamo de Balanço Periódico Pessoal, algo que me fizesse refletir por um instante aquilo que sentia. BPP é um relatório de um curto espaço das nossas vidas, por exemplo: O ano de 2008 foi um ano melhor para mim do que os anos de 2007 e 2006 nos âmbitos profissional e pessoal devido a uma série de fatores X, Y e Z.

Fazendo uma reflexão bastante curta e intimista. Posso avaliar que nessas férias (Dezembro/Janeiro) enfrentei vários momentos, bons e outros nem tanto. Primeiramente houve um desnorteio com base na ruptura da rotina diária, passando a dar uma pausa maior nas atividades e puxar o freio de mão em vários aspectos. A mudança de hábito proporcionou-me ter outro direcionamento e aliviar as tensões do dia-dia e viver um “pouco” mais despreocupado com as obrigações, por outro lado, a rápida mudança trouxe-me inevitavelmente a sensação de vazio, uma sensação de “carência” igualmente nos moldes da carência que todos conhecemos, a afetiva.

Com o passar dos dias, fui me readaptando a “vida”. Por felicidade minha, esse “período” foi bastante proveitoso, conheci pessoas maravilhosas, vivi momentos bons e outros que poderiam ser (bem) melhores, o universo proporcionou-me intensas aventuras com pessoas legais e interessantes. Respirei os glamourosos ares de uma repentina mudança: Excitantes “amizades”, novas pessoas, novos prazeres ... enfim; saldo positivo.

É chegado o momento de transição, das férias badaladas àquela antiga (e excelente) realidade: Responsabilidade, livros, prática jurídica, provas, trabalhos, mas também rever amigos que se tornaram quase da família pois estão junto em uma caminhada que se arrasta faz algum tempo. Caminhada esta, que é muito proveitosa e feliz e que essas férias foram produtivas para balancear o turbilhão de coisas que ainda virão.

Esse Balanço Periódico Pessoal, serve para analisar os pontos positivos de uma época e colocá- los em contraste com aqueles momentos de erros e de pouca produtividade para que se tenha um “molde” do que realmente nós queremos para nossa vida presente e futura. O universo pode proporcionar diversas sensações e situações, boas ou não dependendo da maneira de que nosso interior está vibrando. Ao relacionarmos os bons momentos e nos concentramos neles até que sintamos agradecidos por eles terem ocorrido, mais e mais situações maravilhosas similares a essa ocorrerão. Enfim 2009 para mim começa agora junto com as obrigações dessa nova era em contraste com o Carnaval que já bate nossas portas... haja fôlego.

Namastê.






7 comentários:

Társia Santos disse...

De fato devemos fazer esta auto-analise...
O que seria de nós se não fosse este tipo de balanço!!!

Adorei o Texto querido!!


Bjss

Unknown disse...

vou começar a refletir aquilo que sinto
http://ateparadebater.blogspot.com/

Gleise Erika Cavalli disse...

É, eu sempre faço essas analises na minha vida!
É bom, a gente acaba conhecendo melhor a nós mesmos!

Dual disse...

todos deveriam fazer essa auto analise..

mas tem gente qe num ta nem ai pra nada..

po..legal teu blog..passa no meu se puder!

abraço!

Anônimo disse...

ésempre bom fazer o "balanço" pessoal", através dele refletimos sobre todas as situações da vida podemos melhorar no que for preciso e evitar oque n~qo queremos mais, não guardando rancor, tristeza etc

Dick disse...

cara, bastante profundo. Todo mundo passa por esse momento que vc descreveu, apesar de a maioria não dar um nome pra isso. O ideal seria fazermos isso pelo menos uma vez por ano, mas em geral não fazemos nunca ou quando vamos a um psicólogo ou quando lemos em alguma revista e nos empolgamos.

flw

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto, tambêm sempre faço esse tipo de análise.