domingo, 13 de julho de 2008

Happy Rock´n Roll day ! 13th july !!!


Neste domingo, dia 13 de julho, no mundo inteiro, apreciadores do gênero musical que mudou a história das sociedades comemoram esse dia exclusivo, o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida por causa dão primeiro festival Live Aid, que foi realizado em 13 de julho de 1985, na Inglaterra e Estados Unidos com show de diversos artistas e renda revertida a pessoas que passavam fome na Etiópia.
Os instrumentos mais comuns no rock and roll são a bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50 e nasceu da mistura de 3 (três) gêneros musicais distintos da música americana: blues, country e jazz.


Invasão britânica ou British Invasion foi um influxo de artistas de rock and roll do Reino Unido (em sua maior parte originários da Inglaterra) que se tornaram populares nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países. A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, mas o termo também se aplica a "ondas" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante fora da Grã-Bretanha. O sucesso que os Beatles e os Rolling Stones fizeram nesta época foi o responsável por difundir o rock pelo mundo.


Psicodelismo/Acid rock: o acid rock buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os principais nomes do acid rock foram os grupos: The Doors, Jefferson Airplane, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como o próprio Hendrix e Santana, e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin.

Rock experimental: rock que misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicadélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical elevada. Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
Rock progressivo: músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson, bem como o Rush em meados dos anos 70 e o Marillion nos anos 80. No Brasil, essa evolução do rock surgiu com A Bolha, em 1965.


Hard rock: o estilo que marcou esta década unia a modernidade do rock com estilos como o blues e o jazz Bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, Aerosmith, Kiss, Blue Cheer, AC/DC, entre outras, ajudaram a forjar o estilo. O hard rock se tornou tão popular que suas características acabaram se tornando o conceito de rock para a maioria, o que posteriormente gerou muita confusão ao criar o heavy metal.

Heavy metal: baseado no hard rock, já existiam músicas e bandas de heavy metal na década anterior, como Judas Priest e Motörhead, mas foi nos anos 80 que o metal se concretizou como um estilo próprio, criando suas vertentes e abandonando as características do rock and roll. Nesta época o metal ganhou força, surgindo a qualidade musical e destreza de seus músicos. As músicas tem velocidade em riffs e solos,.Entre os exemplos citam-se Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead, Saxon, Accept, Manowar.,entre vários outros em seus sub-genêros.


Thrash metal: estilo musical caracterizado por um ritmo acentuadamente mais rápido do que o heavy metal, porém usualmente com uma bateria mais estática, com menos repiques. As letras são usualmente gritadas pelos vocalistas, numa espécie de tentativa de se adequar aos temas violentos por elas retratadas. Entre os exemplos citam-se Metallica (primeiros trabalhos), Megadeth, Slayer, Kreator, Sodom, Anthrax, Pantera e Sepultura.
Power metal: o metal melódico é uma versão com coro do heavy metal tradicional criado em meados dos anos 80 por uma banda alemã chamada Helloween e faz criticas sobre governos atuais ou medievais, fala também sobre coisas medievais como guerras, dragões, cavaleiros e etc. Entre os exemplos citam-se Helloween, Stratovarius, Blind guardian, Rhapsody e Angra

Metal progressivo: aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem dos seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy). Outros exemplos de bandas neste estilo incluem, Shadow Gallery, Evergrey, Symphony X, Queensryche e Vanden Plas.

Existem "n" variações e tendencias no Rock/ Metal....portanto se você é amante deste estilo musical e de vida, festejaremos com muita cerveja e som ao ultimo volume...

Happy Rock´n roll day!!! 13th july!!!

Nenhum comentário: