terça-feira, 2 de março de 2010

Hora de rir, hora de chorar




Começar este texto com uma pergunta seria muito chocante e soaria clichê, mas quem nunca foi menosprezado na vida? Acho que ninguém atiraria a pedra. Ser subestimado é um malefício assaz perigoso para a formação de pessoas, cresce-se inferiorizado, infeliz e inseguro de suas atitudes. Todavia, existem aqueles que apesar das adversidades continuam trilhando seu caminho, ouvindo lorota aqui e ali, e apesar destas situações às vezes encherem seus corações de sentimentos ruins, eles permanecem intactos rumando em direção a pequena luz que temos no túnel das nossas adversidades.

Pessoas imaturas e incompreensivas tendem a julgar o outro de forma irresponsável ,tomando uma atitude infeliz, jogando fora todos os momentos felizes e de ternura que até aquela data existia. Existem situações difíceis na vida de qualquer pessoa, sejam eles por motivos profissionais, afetivos e financeiros que serão combalidos depois de perseverar firmemente nos objetivos que almeja. Menosprezar uma pessoa que antes se “amava” é algo muito ingrato e rasteiro ainda mais por escolher uma vida desregrada de festas e “pessoas novas” que certas vezes me levaram ao limbo da melancolia e tristeza, confesso.

Se existe algo que é muito valioso nas relações interpessoais é a amizade, pois os verdadeiros amigos que possuo me conduziram de forma excelente até tirar esse episódio infeliz da minha vida, continuei trilhando meu caminho sem estremecer, enfatizei meus textos, fiz boa parte de um trabalho grandioso e em contrapartida curti bastante, conheci novas pessoas e até amadureci com isso tudo. É curioso saber que os maiores ensinamentos que a vida nos oferece é oriundo das pancadas e das decepções, e aprendi que não se deve acreditar em “te amo´s” dados ao vento e declarações afins em momentos de alegria e descontração, pois tais sentimentos devem ser postos a prova em momentos cabais, o que não houve infelizmente. O que houve foi um menosprezo, ingratidão e todas as coisas negativas que os cercam.

A hora de rir chega, quando tudo se supera, quando se alcança o objetivo X, e o novo bate a sua porta calando a boca da oposição e de seus simpatizantes, calando até mesmo minha consciência já poluída com a corrente negativa dos vampiros existenciais que habitam meu viver. O melhor da risada ainda está por vir, enterrarei os fantasmas antigos e ares melhores estão por vir, não preciso de saudações de pessoas que me fizeram sofrer de algum modo e é a hora delas aprenderem a tratar melhor as pessoas com quem se relacionam, ninguém é descartável. O pior da risada é que terei que adiar a formatura, (Falarei disso em outro texto...)
O mundo dá muitas voltas e nem foi preciso girar tanto para que pessoas percebam que suas atitudes foram péssimas, e me sinto cansado de ser vítima de tanta gente irresponsável. Eu sou o homem, eu que tenho que ser o vilão, o lascivo, o baladeiro, eu é que devo não prestar, e não ser aquele que cuida, dá valor, lava a louça, faz a comidinha e faz massagens nas costas e que depois é surpreendido pela mesma pessoa que se mostra insensível, imatura e pensa que o que me faltava é por causa de preguiça e vagabundagem. O bom da risada está aí, na volta...

Resumindo tudo, é bom ressaltar que:

· Pessoas não são descartáveis;
· Não se pode magoar ninguém que não mereça
· A ingratidão nos relacionamentos é algo quase irreversível
· Trocar uma pessoa por coisas supérfluas é uma faca de dois gumes.

Preferiria estar errado, mas não posso fazer nada... não adianta admitir que fez merda, o que adiantaria era não fazer merda alguma.
Só quero aproveitar o momento feliz e rir bastante, pois eu mereço.
Namastê

6 comentários:

Jefferson Reis disse...

A dor do fim de um relacionamento, seja por traição, deslealdade, mentira, falsidade é muito intensa. É difícil recuperar-se, ainda mais quando o sentimento atribuído ao outro é intenso. Parabéns por seguir em frente e saber que hoje você pode chorar, mas que amanhã estará rindo e melhor que isso, terá muito mais experiência.

Byers disse...

O ser humano define sua realidade pela dor, e as relações entre as pessoas causam dor.

O que acontece é que todo mundo quer impor sua perspectiva de mundo, ms a verdade é absoluta e independe de visões parciais.

=D amadurecemos conforme vamos experimentando, mas somente quando sintetizamos tudo em reflexão!

Ja dizia aristoteles a muitos muitos muitos anos antes.

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Espero que vc se recupere dessa dor que sente e que consiga encontrar alguém que lhe respeite e valorize.

Abraço

Tatiane disse...

A dor não existe a toa, eu penso que nada na vida é por acaso e que não existe nada completamente bom nem totalmente mal. As horas difíceis por exemplo é uma exelente oportunidade de avaliar as pessoas que realmente se importam com você e os momentos de decepção servem para nos alertar em quais pessoas podemos confiar. Não sou uma otimista, mas acredito que os momentos ruim nos trazem coisas boas. Acho também que sofrimento e decepção em excesso podem ser uma arma perigosa.. pode transfomar uma pessoa de doce em um ser himano amargo e descrente de coisas boas.. É de bom senso saber ver os acontecimentos da vida como lições a serem aprendidas. A gente levanta muito mais forte depois que vence uma batalha , do que se ficasse em casa "treinando" para ela e nunca ir ao campo de fato.

Jéssica L.A. disse...

eh a vida é assim...uma hora a gente ri...outra a gente chora...e assim a gente aprende a viver....com dores e sorrisos, se constroe um historia!!!

Anônimo disse...

Fim de relacionamento é ruim, por mais que se termine numa boa.Mas tudo é aprendizagem na vida e os amigos são um excelente apoio.