segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O TCC e a saúde psicológica


Em meio ao alívio de perceber que mais uma etapa do seu curso superior vai chegando ao fim, de forma paradoxal o TCC bate na sua porta. E como muitos nem sabem o que significa essa sigla, não tem idéia dos cabelos a serem perdidos, as horas na frente de um PC, pesquisas em livros, citações, e a atualização forçada que tens que re-conhecer no Microsoft Word.

TCC significa: Trabalho de Conclusão de Curso. É Um estudo científico de uma questão bem determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva. É o pilar da Monografia, tema que falarei futuramente.

Para muitos jovens como eu: Marinheiros de primeira viagem, pois esta é minha primeira graduação, é evidente a dificuldade de debruçarmos sobre o assunto que gostaríamos de falar devido a gama de assuntos de relevância na sociedade hodierna, depois as delimitações, o problema (o questionamento sobre o assunto escolhido), Justificativa (o motivo de escolha do assunto), Hipótese (a solução do problema) enfim... E por último seguir religiosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Depois de horas a fundo, seguindo passo a passo tudo acima citado, chega a hora de mostrar a Professora orientadora de projetos. Você jura que aquilo está certo tintin por tintin, quando subitamente a mesma lê a primeira página, franze a testa e o cantinho da sua boca se torce ou quer dar um sorrisinho. Logo você pensa que ela não está aprovando alguma coisa, e por fim a tampa da caneta vermelha é tirada e seu trabalho vira um imenso território de rabiscos, correções, anotações do professor e por fim ela manda refazer o projeto quase que na sua totalidade.

Não seria tão nocivo à saúde psicológica, se essas situações não ocorressem com tanta freqüência. Chega uma hora que dá uma certa depressão por saber que tens feito o melhor naquela ocasião e ver a caneta vermelha preferindo uma palavra por outra, uma expressão por aquela ou até mesmo corrigir erros de formatação, é de doer à alma. Mas há um alento aos concluintes, quando eles percebem que a numerosidade de erros citados vai diminuindo, é como uma luz no fim do túnel, quanto mais se caminha, melhor se nota que o mundo exterior está cheio de luz.

Como é impossível prever certas situações na nossa vida, é preferível que no momento da confecção do projeto, devemos estar bem conosco, com nossa família, com nossos amigos, não ter muitas dívidas de modo que elas não influenciem na sua mente, não estar enfrentando uma nebulosa no relacionamento, etc., pois se estiver passando por isso, é muito provável que seu TCC seja um reflexo da sua vida pessoal: Um lixo.

Graças a Ganesha (que retirou os erros que me atrapalhavam) consegui aprovação. Sinto-me engrandecido porque agora sei que escrevo melhor, redijo com mais objetividade o que quero transmitir e me reciclei nesse sentido. Os sabichões que por acaso lerem esse texto devem estar achando que eu falo é demagogia. E os preguiçosos que se “formam nas coxas” pagam para terceiros fazerem o serviço que é por obrigação sua, talvez delegada a outros pela incompetência mental que subsiste nestes ou por falta de “tempo”, podem achar que depois de ler isso não vão querer “dar o sangue”. Depois disso, resta recarregar a paciência, beber água de côco, esquecer de tudo o que se passou de ruim na vida pessoal e seguir em frente, pois o trabalho ainda nem começou.

Namastê.

11 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela aprovação, já fiz este tipo etrabalho e sei que dá muitl trabalho cansa muito.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Esdras Bailone disse...

Adorei essa sua postagem Túlio, mto interessante e válida pra mim, q ainda ñ sou formado, mas pretendo ser em breve. Acho o TCC algo realmente importante, mas a quantidade de pesquisa que se faz e se escreve, embora conhecimento nunca seja demais e bastante exaustivo e ter que refazer em sua maioria caso algo não esteja do agrado do supervisor/orientador, é de matar. Em todo caso vou me preparando, ao menos psicologicamente, desde já pra qdo chegar a minha vez. Parece que o segredo é falar sobre um assunto pelo qual se tem grande paixão!!!

Gutt e Ariane disse...

É Túlio... quem disse que seria facil não é mesmo?! Eu estou vivenciando essa marotona mais uma vez e te digo... aja fôlego! É trabalho, transito, namorada, outras obrigações... parece que tudo conspira pra tirar o tempo necessario para se dedicar e terminar o bendito TCC...rsrs

Débora Francischini disse...

Meus parabéns, essa fase de nossa vida é sempre muito difícil, mas no final a vitória tem um sabor muito mais doce.
Terminei meu tcc ano passado, olha... Eu sofri, mas deu certo!

Parabéns novamente e muito sucesso p ti.
Bj

Unknown disse...

Hahahaha o TCC deve ser um dos pricipais motivos para a pifacao cerebral, eu fiz o meu quando ja' tinha 1 filho e foi complicado , agora com 2, to adiando o maximo que puder... mas uma hora, nao vai dar mais pra correr. :/

Boa sorte !!!

Rodrigo disse...

Cara nem me fala que ano que vem tenho que enfrentar esse maldito TCC...haja coração

maneiro o blog. se quiser me seguir:

Música, Cinema e Entretenimento.
http://rodzonline.blogspot.com/

abçs

Rodrigo

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Estou no meio de uma monografia sobre Autismo... terminei agora uma especialização e só falta a abençoada monografia.... Mas está meio empacada!!! Acho que minha discordancia de alguns pontos e desejos da orientadora estão bloqueando meu intelecto... To quase perguntando a ela de quem é a monografia...kkkk mas vai passar!
parabens a vc e sucesso na vida profissional.

Anônimo disse...

Parabéns por sua aprovação. Sou suspeita em comentar. Mas adoro quando uma pessoa inteligente entenda que ela deve usar essa inteligência em todas as áreas, inclusive e principalmente na academica (a nota geralmente não reflete a dedicação do aluno). A Bela adormecida acordou! Bom dia, amore.

Macaco Pipi disse...

CARA
O MEU VAI DEMORAR AINDA ;D

Anônimo disse...

eu ainda não passei por isso, e espero não passar por essa pressão tão cedo. mas parabéns pelo seu :]

Unknown disse...

nossa,eu sempre fico pensando a respeito desse tal de tcc..
tenho até certo receio de pensar nisso --'
parabéns pelo seu blog,vc aborda as coisas de um modo até meio filosófico e interessante de se ler!
:D